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Treino na gestação

Essa vai para as mamães, futuras mamães e para aquelas pessoas que ainda se assustam ao ver uma grávida treinando. Eu, particularmente, admiro e acho lindo ver uma “barrigudinha” fazendo exercício.

Mas vamos lá; pode treinar na gestação? Pode!

Treinar nesse período é algo que sempre preocupa as mamães, mas desde que seja liberado pelo seu médico e acompanhado de um profissional da educação física, a musculação só vai trazer benefícios para você, e para seu bebê. Se a mãe já praticava atividade física há mais tempo, ela deve se manter ativa, cuidando a intensidade da atividade. Agora, se ela era sedentária, ou não praticava exercícios com regularidade, recomenda-se começar com algo mais leve.

Evitar atividades com alto impacto e esportes coletivos. A musculação é mais uma vez uma grande aliada. Podemos controlar as cargas, a velocidade, o tempo de execução e as variações de volume e intensidade do treino. O ideal é priorizar no treino, exercícios que trabalham a musculatura utilizada na hora do parto, e exercícios que fortaleçam e amenizam as dores ao longo das semanas, como: músculos paravertebrais, abdominais, pelve.

Mulheres que treinam nesse período tem um parto mais tranqüilo e saudável. A atividade física melhora a autoestima e a qualidade de vida. Evita, junto com uma alimentação adequada, o aumento excessivo de peso, reduz o estresse cardiovascular, ajuda na boa postura, mais disposição para as atividades diárias, e, previne a diabete gestacional. Então, se você não tem nenhuma contra indicação medica, treine e curta esse momento de forma mais saudável e segura.

Um beijo,

#exercicios #gestação #gravidez

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