• Nutrinha

Segunda-feira sem carne

Já faz algum tempo que venho incansavelmente chamando a atenção do quão impactante a alimentação é nas nossas vidas. No último Dia Do Nutricionista eu chamei a atenção para as principais causas de mortalidade da sociedade atual. A expectativa de vida dos nossos filhos pode chegar a 10 anos a menos que a nossa pelo ambiente alimentar que estamos construindo. Passamos a vida preocupados com assassinatos, homicídios e acidentes de carro, quando a maior causa de mortalidade atual são doenças associadas a obesidade, ao excesso de peso e consumo exacerbado de alimentos processados.

Hoje um novo relatório da OMS (Organização Mundial De Saúde) anunciou que o consumo de 50g de carne processada por dia aumentam em 18% a chance de desenvolver câncer colorretal. O que são as carnes processadas? São aquelas carnes onde são acrescentados aditivos como sal e conservantes para que o prazo de validade seja maior ou o gosto seja mais agradável ao paladar (presunto, salsicha, bacon…). No documento também é citado de forma mais sútil que o consumo exagerado de carne vermelha também é provavelmente cancerígena, e que a quantidade de carne consumida deve ser um fator de alerta.

Quando criamos o E agora, Nutrinha? decidimos que se alimentar seria divertido, que nenhum alimento seria vilão, que o radicalismo não faria parte da nossa vida, do nosso estilo de viver e comer. E assim o fazemos. Quando saiu essa nota, pensei em algo que há algum tempo aderi e que tento expandir para todos a minha volta. Junto com a notícia da OMS a da alerta ao consumo de carne, não podia deixar passar a oportunidade de falar da Segunda Sem Carne! Essa nada mais é que uma campanha de conscientização sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal têm sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, sugerindo que uma vez na semana, nossos pratos não contenham alimentos de origem animal, apenas um dia sem carne.

No dia de hoje, a gente quer convidar vocês a se juntarem a nós a favor da saúde, a favor de uma vida mais saudável, leve e divertida. A gente apoia e adora a Segunda Sem Carne! O que que vocês acham de uma receita especial da Nutrinha na semana que vem de um prato lindo sem alimentos de origem animal?

Vem com a gente, comenta aqui!!

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL