
Nutrinha
Receita das mães: Fê e Juçara
A nossa família sempre teve como sinônimo de felicidade, a reunião na cozinha de todas pessoas.
As cozinhas das casas de todos os parentes são grandes e sempre ficam lotadas em qualquer evento que tenha em qualquer data do ano. Por isso, sempre aprendemos a gostar de cozinhar juntos, testar novas receitas, aprender e ensinar os outros a que sabemos também.
Por isso, hoje vamos fazer um doce que recentemente aprendemos nas cozinhas da família e que amamos.
Hoje vai rolar as Carmelitas, que são deliciosas barrinha de aveia, chocolate e caramelo. Demos um toque nutrinha nela e vamos sem culpa nesse docinho <3
Você vai precisar de:
– 15 balas de caramelo (daquelas quadradinhas) – ½ xícara de creme de leite fresco LIGHT –1/2 xícara de manteiga derretida – 1/2 xícara de açúcar mascavo – 1/2 xícara de farinha INTEGRAL – 1/2 xícara de aveia em flocos grandes – 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio – 75g de chocolate amargo ou meio-amargo picado
Opcional:
– 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Como fazer?
1. Preaqueça o forno a 180 graus e forre uma forma de 20 cm com papel alumínio ou papel manteiga. Com cuidado e com a manteiga bem amolecida, unte o fundo e as laterais do papel, tomando cuidado para não rasgar.
2. Combine os caramelos e o creme de leite um pote e leve ao microondas, parando e mexendo sempre, até derreter e virar um creme liso. Retire e reserve.
3. Derreta a manteiga junto com o açúcar mascavo no micro-ondas, parando e mexendo para ficar homogêneo. Junte o extrato de baunilha (se estiver usando). Numa tigela maior, acrescente a farinha integral, a aveia e o bicarbonato de sódio e misture.
4. Pressione cerca de metade da massa no fundo da forma, espalhando em uma camada fina, e asse por 10 minutos ou até a massa começar a firmar.
5. Retire do forno, espalhe os pedaços de chocolate por cima da massa e entorne o caramelo sobre o chocolate, evitando as beiradas da assadeira (não ter caramelo nas pontas ajuda na hora de desenformar). Esfarele o restante da mistura de aveia por cima, como uma farofinha, e retorne ao forno.
6. Asse por mais 20 minutos ou até que esteja borbulhando bastante. As beiradinhas devem estar firmes e douradas, mas com o centro ainda macio (ele vai firmar mesmo só depois de frio).
7. Retire do forno e deixe esfriar COMPLETAMENTE antes de partir. Corte em 6 barrinhas e sirva.
Atenção: As carmelitas duram até uma semana guardadas num pote bem vedado.
Dicas – As carmelitas podem levar de 4 a 12 horas para esfriar completamente. Se precisar acelerar o processo, espere amornar, cubra com filme plástico e coloque na geladeira. Depois que estiverem frias, corte em pedaços usando uma faca grande e deixe chegar na temperatura ambiente de novo antes de servir (elas não são tão gostadas geladas).
Pronto, uma delícia de doce!
Não esqueça: coma sem culpa e divida com a sua mãe

Beijoca, Fê e Ju