• Nutrinha

Ranking de alimentos com mais agrotóxicos

Olá pessoal, tudo bom?

No último post eu falei sobre o mundo dos orgânicos e os motivos por mais pessoas se tornarem adeptas de alimentos livres de venenos. Hoje, eu vou falar de alguns dados preocupantes da realidade de produção de alimentos na agricultura convencional no Brasil.

Você sabia que desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos? Mais da metade das substâncias utilizadas nos alimentos aqui é proibida nos países da União Europeia e Estados Unidos e 70% dos alimentos consumidos por nós brasileiros está contaminado com algum tipo de veneno. São dados alarmantes e verdadeiros que colocam a saúde de toda a população em risco. O uso dessas substâncias está altamente associado à incidência de doenças como o câncer e outras genéticas.

Muita gente me questiona: “Mas Dani, eu não tenho acesso a produtos orgânicos e também fica muito pesado no meu orçamento ter uma alimentação somente com estes alimentos, o que fazer?” Calma, eu não estou dizendo aqui que você deve aderir uma alimentação 100% orgânica, claro que isso seria o ideal mas para a maioria das pessoas do nosso País esta não é a realidade infelizmente. Mas eu acredito muito que na base da informação nós podemos cuidar bastante da nossa saúde e fugir pelo menos dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos. Por isso, eu trouxe uma lista com os 12 alimentos que possuem mais venenos:

1 – Pimentão

2 – Morango

3 – Pepino

4 – Alfaces

5 – Cenoura

6 – Abacaxi

7 – Beterraba

8 – Couve

9 – Mamão

10 – Tomate

11- Laranja

12 – Maçã

Eu sempre digo para todas as pessoas que me questionam sobre os alimentos orgânicos. Eu sei que muita gente não tem acesso, tempo ou até condições financeiras de ter uma alimentação 100% orgânica porém se você puder evitar de comprar da agricultura convencional estes produtos listados acima já um grande passo. Se tem algum produto da lista que você tem que comer toda a semana, dê preferência para comprar este alimento com selo orgânico (igualzinho esse aqui de baixo), é um investimento a mais, mas pense que é para a prevenção e nós sabemos que prevenir custa muito mais barato do que tratar uma doença.

Por isso, comece a executar estas dicas na sua rotina. Você vai ver que quanto menos alimentos envenenados você colocar na sua mesa melhor vai ser para você e sua família 😊

Um beijo,

Dani Schumann – Fundadora da Fresh Orgânicos

0 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL