• Nutrinha

Porto Alegre é demais!

Alimentação saudável já não é mais novidade há muito tempo, né? Cada vez mais esse universo vem roubando os corações de todas as idades. É verdade que a galera mais nova entrou nessa onda mais cedo, mas hoje tá todo mundo conectado e isso fez com que a #geraçãopugliesi se alastrasse mais rápido por todas as faixas etárias. Com o maior acesso a informação, ficou mais fácil entender porque se alimentar bem é essencial e o principal: como adequar isso no nosso dia-a-dia. Dicas, receitas, fórmulas “mágicas” estão por todos os cantos, basta saber aproveitar! Porto Alegre completa 245 no próximo domingo, e pra provar que (ao contrário do que muitos falam) a capital gaúcha é uma cidade atualizada e também tá por dentro dessa vibe natureba, separei os principais lugares #FavoritosDaNutrinha pra comer bem sem sair da dieta em Porto Alegre! Vai de restaurantes que assim como nós, do E agora, Nutrinha?, acredita no lifestyle que ser saudável pode ser gostoso e divertido a feirinhas pra fazer aquelas comprinhas espertas pro almoço de domingo. Tomar café da manhã na rua não é um hábito do Porto-alegrense mas quem quiser fugir do tradicional cacetinho com manteiga e se deliciar num café saudável fora de casa, existem lugares que oferecem várias delicinhas pra refeição mais importante do dia.

  1. Colônia Villanova: o lugar já é aconchegante por natureza. Se você gosta do clima de campo, esse é o lugar ideal pra você. Escondido na zona sul, ele oferece um buffet que inclui frutinhas e sucos orgânicos <3, pães, bolos e muffins integrais e opções sem lactose. Ainda dentro do estabelecimento é possível encontrar uma feirinha, freezers com congelados saudáveis, eu um armazém com produtos integrais. O Colônia Villanova fica na Estrada João Salomoni, 600/101.

  1. Quintal Orgânico: o lugar é um mimo por completo e fica na zona leste da capital. Super bem decorado, seguindo a linha rústica que a gente ama! Como o próprio nome já diz, tudo por lá é 100% orgânico. O café da manhã possui um cardápio bem variado: pães, bolos, sanduiches, tapioca (doce e salgada), ovos mexidos, frutas, iogurte, sucos, batidas, e cafés. Possui opções sem glúten, sem lactose e sem os dois. O passeio vale super a pena! O Quintal Orgânico fica na Av. Nilo Peçanha, 633.

Almoçar fora as vezes parece uma missão impossível quando se está buscando uma alimentação saudável e equilibrada, certo? ERRADO! Sabe aquela história de quem procura, acha? Então, a gente tá sempre procurando, e quando acha não tem nada mais justo do que dividir com vocês.

  1. Bendita Horta: uma mistura de mercadinho, feirinha e bistrô, na Bendita Horta é possível encontrar frutas e verduras orgânicas, produtos naturais de todos os tipos (sem glúten, sem lactose, integrais, sem açúcar, veganos e etc), café com lanchinhos saudáveis e no horário do almoço um buffet orgânico MARA. Tem opções para veganos e opções com carnes orgânicas, Além do buffet, também possui o prato do dia para quem prefere o estilo PF. O Bendita Horta fica na Silva Jardim, 334.

Suprem: restaurante com a vibe indiana, serve pratos vegetarianos, usando produtos orgânicos e sazonais. O lugar é uma casa no Bom Fim e a energia é bem indiana, tanto que no 2º andar existe um espaço pra Yogo e meditação. O menu varia, todo dia é um menu diferente. Os pratos são à la carte e sempre possui um suco delícia e uma sobremesa pra completar o menu. Aproveita o almoço e já dá aquela perneada pelo Bom Fim, garanto que o passeio vale a pena! O Suprem fica na Rua Santo Antônio, 877.

Alecrim Sabor & Saúde: falou em buffet saudável não tem como não lembrar desse lugar maravilhoso <3 Segue a linha mais restaurante tradicional, e o cardápio, meus amigos, é pra lá de variado! As entradas são sempre cremosas, são 10 tipos de salada com grãos e sementes, 4 tipos de proteína (bovina, frango, peixe e veg), arroz e feijão orgânicos, mais 2 acompanhamentos normalmente preparados com legumes, sempre com temperos naturais, sem adição de gorduras e industrializados. Tem ainda opções de sobremesas saudáveis. O Alecrim fica na Rua Erasto Roxo de Araújo Corrêa, 24.

  1. Urban Farmcy: pra provar que Porto Alegre é sim uma cidade inovadora e não parou no tempo, a novidade que inaugurou semana passada por aqui é esse encanto de lugar que fica no coração do Moinhos De Vento. A proposta do lugar é levar o alimento direto de onde é produzido pra mesa. Abertos para o almoço e jantar, oferece refeições que prezam pelo respeito ao meio ambiente, e unindo tudo isso a comida gostosa e oferta abundante de nutrientes! É um lugar para se permitir conhecer novos sabores e também aprender sobre a gastronomia saudável. Os pedidos são a la carte e possuem entradas, prato principal e sobremesas. Se joga nessa experiência que é sucesso! A Urban Farmacy fica na Hilário Ribeiro, 299.

Bônus Track: quer mais opções saudáveis na capital? Então segura que vem mais dicas por aí!

  1. O Centro Histórico é o lugar perfeito pra um passeio cultural. Dá pra aproveitar aquela caminhada desde o Gasômetro e fazer o pitstop no Mercado Público. Pega tua sacola sustentável e aproveita pra adquirir temperos, carnes e peixes fresquinhos, frutas, e alimentos a granel (nuts, frutas secas, grãos…). Ah, e não esquece de pegar a erva pro mate do final da tarde!

  1. Quer adquirir produtos orgânicos? Pega a criançada e leva pra curtir a Parque Farroupilha no sábado cedinho. Na José Bonifácio tem a feira de orgânicos todos os sábados, aproveita o passeio e compra os produtos fresquinhos pra fazer uma almoço caprichado e saudável! Outras opções de feirinhas orgânicas no sábado são na Avenida Otto Niemeyer, esquina com a Avenida Wenceslau Escobar para a galera da zona sul ou na Rua Coronel Armando Assis, ao lado da praça Desembargador La Hire Guerra para a galera da zona norte.

Beijos,

Paula Pinto.

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL