• Nutrinha

Por que consumo de orgânicos é importante pra sua saúde

Você já deve ter ouvido falar sobre alimento orgânico ao menos uma vez na vida, já que ele está super em alta nas pautas sobre alimentação saudável. Mas você conhece o que engloba o mundo dos orgânicos e porque é importante inseri-los na sua rotina alimentar?

O produto orgânico vai desde a produção de maneira super artesanal (handmade) feita por cooperativas familiares até o cuidado com todo o meio ambiente. Esta prática agrícola se preocupa com a saúde dos seres humanos, dos animais e das plantas. Para iniciar o nosso conhecimento pelo mundo dos orgânicos vamos começar pela certificação: é ela que garante que o alimento que você está consumindo é de fato livre de qualquer tipo de veneno. É importante procurar sempre por produtos certificados! Para ganhar o certificado de produção orgânica as cooperativas familiares devem entrar em contato com uma certificadora do Ministério da Agricultura e validar os seguintes métodos de produção:

– Não utilizar fertilizantes sintéticos e agrotóxicos;

– Não utilizar reguladores de crescimento e aditivos sintéticos para alimentação animal;

– Não contaminar o solo com venenos;

Um estudo feito pela Universidade Estadual de Washington nos EUA mostrou que a agricultura orgânica pode alimentar de maneira efetiva toda a população mundial. Em termos econômicos, no entanto, o estudo deixa claro que, apesar de ser rentável, o cultivo orgânico proporciona lucros menores do que os tradicionais. A explicação para isso é óbvia, já que os pesticidas acabam barateando parte da produção. #chateada

Porém o ganho ambiental, social e na própria saúde da população é enorme. As evidências apontam para o fato de que os sistemas agrícolas orgânicos garantem maior benefício social, o que resulta em um planeta mais saudável. Atualmente o acesso aos alimentos orgânicos cresceu consideravelmente, você pode encontrá-los em feiras com produtores certificados, super mercados, minimercados e lojas virtuais. Voltar à moda antiga é o que está promovendo a saúde de quem está engajado a não consumir mais alimentos industrializados cheios de aditivos e agrotóxicos. Chamamos o alimento orgânico de “comida de verdade”, igual aos que nossos avós faziam e consumiam.

O novo Guia Alimentar para população brasileira estimula o consumo consciente, comer o mínimo de alimentos processados e investir na agricultura local. Nunca tivemos tanto acesso à informações como hoje, então depende de nós fazermos as escolhas certas e o que colocar em nosso prato. Infelizmente a agricultura convencional é cultivada com os piores agrotóxicos do mundo e não é exagero!

O governo Brasileiro permite o uso de venenos que são proibidos em diversos países no mundo.

Então dependemos exclusivamente de nós para escolhermos os alimentos para dentro da nossa casa. Os agrotóxicos podem ocasionar diversas doenças principalmente o câncer. Muitas pessoas questionam o valor dos alimentos orgânicos, já que muitas vezes são mais caros. Como a produção é feita literalmente a mão ela, consequentemente é muito mais trabalhosa e os agricultores estão suscetíveis à infestação de bichos, pragas e também a variação do clima que pode afetar a produção inteira. Como muitas cooperativas familiares não recebem incentivo do governo (realmente é muito difícil competir com a agricultura convencional por causa da produção de longa escala) elas dependem das vendas dos seus produtos para sustentar as suas famílias.

Nós, da FRESH Orgânicos, acreditamos muito nos alimentos orgânicos e ficamos muito felizes em poder fazer esta ponte entre o agricultor e o consumidor final. É um investimento inteligente pois se pensarmos em como tratar doenças é caríssimo. Nós preferimos trabalhar na linha da prevenção de doenças através da alimentação limpa, consciente e de verdade. O quanto antes nos conscientizarmos que a alimentação limpa é a chave da saúde mais pessoas terão a noção do quanto estamos sendo envenenados pela boca.

Insira alimentos orgânicos na sua alimentação. Se não puder ser todos, substitua os mais tóxicos como pimentão, morango, tomate, alfaces pelas versões orgânicas. No próximo post vamos falar sobre o ranking dos alimentos com mais agrotóxicos e assim e ajudar a fazer essas escolhas, ok? 😊

Até a próxima!

Danieli Schumann

Fresh Orgânicos – https://freshorganicos.com.br/

@freshorganicos

0 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL