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Planejamento do Cardápio

Hoje em dia seguir uma alimentação equilibrada não é só uma questão de estética. Com o crescimento da indústria e a super oferta de alimentos industrializados, ultra processados, gordurosos e muito calóricos, faz-se necessário se manter saudável com alternativas que nem sempre são fáceis. Com a rotina agitada, acaba se tornando difícil organizar as refeições do dia-a-dia, né? Pensando nisso, eu separei algumas dicas valiosas pra te ajudar o planejamento do cardápio da semana e não precisar se jogar nos fast foods. Organizar as suas refeições é fundamental para obter sucesso nessa batalha. Bora conferir?

  1. CONHEÇA OS ALIMENTOS!

A primeira dica não poderia ser outra. Você conhece os alimentos que você se alimenta? Lembre que tudo (absolutamente TUDO) que ingerimos vai acarretar em uma série de modificação bioquímicas e fisiológicas no nosso corpo. É fundamental conhecer o grupo de alimentos, porque cada um deles é importante, quando consumir e quantas porções. Um nutricionista vai poder te ajudar a entender tudo isso. Lembre que o nutricionista não é só para quem busca emagrecimento, afinal de contas todos precisamos de nutrientes, vitaminas e minerais para que nossa saúde esteja nos trinques!

  1. COMO FUNCIONA SUA ROTINA?

Quantas refeições você consegue fazer em casa? Quantos lanches você precisa fazer na rua? Você tem acesso a geladeira ou micro-ondas? Tudo isso influencia na hora de montar seu cardápio! Quantas mais agitada ela for, mais organizado você precisa ser. Tirar o domingo para decidir e traçar suas refeições da semana é uma boa pedida.

  1. TENHA UMA LISTA DE COMPRAS!

Ir ao mercado e comprar coisas aleatórias não vai funcionar. Tenha em mente o que você pretende fazer na semana e compre apenas o necessário. Seja objetivo, compre apenas aquilo que consta na sua lista, não caia na tentação de comprar alimentos que não estejam no seu planejamento para que não estraguem.

  1. SAIBA COMO ARMAZENAR

Saber a melhor forma de armazenar os alimentos também é importante para evitar a contaminação e aumentar a durabilidade. Se você dividir as suas refeições como almoço e jantar em marmitas individuais, provavelmente você vai ter que armazenar algumas no congelador para que não estraguem até o final da semana. A sua nutricionista também poderá te indicar como armazenar suas refeições!

  1. INCLUA O FINAL DE SEMANA

Sábado e domingo também precisam de planejamento! Talvez sejam os dias mais importantes de ter planejado. Fugir da rotina pode atrapalhar na hora de organizar as suas refeições, por isso mantenha o planejamento inclusive nos finais de semana.

  1. DICAS EXTRAS DA NUTRINHA!

No início pode parecer difícil ter idéias para variar o cardápio, por isso se joga na cozinha! Ter um livro de receitas saudáveis é uma ótima idéia. Tenha receitas de refeições principais e lanchinhos, assim você pode variar a forma como inclui os alimentos na sua rotina. Tenha uma planilha para organizar a sua semana, assim você pode registrar e colocar na porta da geladeira! E é claro, conte com a ajuda de um profissional para te auxiliar em todo processo.

A adaptação exige dedicação e força de vontade mas quanto mais você se dedicar, menos tempo você vai desperdiçar durante o processo. Otimize seu tempo! Tire um dia para picar, preparar e congelar alimentos chaves como feijão, frango, recheios e etc. Espero que essas dicas te ajudem a organizar seu cardápio semanal e leve ainda mais saúde para o seus dias!

Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários! Vou adorar te ajudar! Nos vemos na próxima!

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