
Nutrinha
Peles sensíveis, reativas e alérgicas: 10 dicas pra escolher cremes e makes!
Peles sensibilizadas, reativas e alérgicas são uma tendência
Um dos temas abordados no meeting de dermatologia de San Diego em 2018 foi o crescimento de pacientes com peles sensibilizadas, reativas ou alérgicas. Cada vez mais tenho percebido isso também no dia a dia dos meus atendimentos. Muitas mulheres relatam ter pele sensível, sendo resultado, muitas vezes, da mudança no estilo de vida, pois hoje se têm um acesso maior a diversas marcas de cosméticos e produtos de higiene pessoal.

Me preocupa o fato de se ter muita informação e pouco conhecimento sobre o que se aplica na pele.
Esse tipo de pele é caracterizada por ter uma menor tolerância ao uso frequente e prolongado de cosméticos. Essa sensibilidade pode vir ou não acompanhada de sinais físicos evidentes de irritação.

Acredita-se que fatores genéticos estejam associados a fatores internos e externos, podendo desencadear ou agravar uma crise.
Fatores internos – pessoas que ficam facilmente com a pele do rosto vermelha, histórico de reações a cosméticos, maquiagens, plantas etc. Baixo nível de hidratação, vasinhos aparentes na pele, alterações hormonais e estresse.
Fatores externos – uso de cosméticos, maquiagens e artigos de higiene inapropriados para pele sensível (contendo na formulação álcool, propilenoglicol, butilenoglicol, resorcina, ácido tricloroacético, alfa-hidroxiácidos etc.). Alguns procedimentos estéticos também podem agravar a sensibilidade da pele.
Fatores ambientais – exposição a radiação solar, frio, calor, vento, ar condicionado, poluição, comidas apimentadas, uso excessivo de cosméticos com ativos potencialmente alergênicos e maquiagens.
Um estudo publicado na revista americana de dermatite de contato conduzido por Muizzuddin comprovou que o uso de produtos contendo o mínimo de conservantes e sem surfactantes por 8 semanas, leva a mudanças nas características da pele sensível, melhorando a função de barreira e sua reatividade, deixando a pele semelhante a peles não sensíveis. Olha que estudo bacana e importante para reduzir quadros de sensibilidade. E você, já percebeu alguma reação diferente na pele? Se você está se identificando comece a ficar atenta a tudo aquilo que aplica na pele.

Faça uso de hidratantes e ativos que fortalecem a função barreira, pois hidratam e diminuem a possibilidade de irritações, além de restaurar a integridade do estrato córneo (camada mais superficial da pele). Assim como o uso de produtos especialmente desenvolvidos para esse tipo de pele. Outro ponto fundamental é a limpeza adequada, dê preferência a sabonetes associados a ativos hidratantes.
Fica aqui minhas 10 dicas para ajudar na escolha de cosméticos e maquiagens:
Dê preferência para maquiagem em pó ao invés de cremes.
Evitar maquiagens à prova d’água.
Descarte cosméticos que estão a muito tempo guardados.
Prefira maquiagem sem filtro solar químico, prefira os filtros físicos.
Escolha maquiagens com menos de 10 ingredientes na sua formulação.
Aplique o menor número possível de cosméticos.
Use água termal ou loções de limpeza sem enxágue.
Escolha hidratantes com textura leve.
Reaplique os hidratantes várias vezes ao dia, especialmente quando se expor a ambientes muito quentes, muito frios ou com ar condicionado.
Escolha produtos para o couro cabeludo sem surfactantes irritantes (com sulfato, como Lauril sulfato de sódio)
A pele sensível é fenômeno universal da sociedade moderna, com aumento cada vez maior de pessoas com essas características de pele. O conhecimento adequado da pele e o uso correto de cosméticos trará maior conforto e reduzirá a incidência de reações na pele.

Grata pelo convite das meninas e oportunidade de compartilhar com vocês. Espero que tenham curtido, um beijo e se cuidem!
Aline Vaz – @alinevazesteta