• Nutrinha

Orgânicos: tem estação mas não é moda!

Desde que eu iniciei a Fresh Orgânicos há 4 anos atrás eu tive que entender tudo o que englobava o mundo dos orgânicos, não somente o alimento em si. Confesso que eu era muito leiga nesse assunto, sim, eu também não me questionava da onde meu alimento vinha, quem produzia e se ele realmente fazia bem para a minha saúde. Foi só quando eu comecei a estudar mais sobre este mundo que eu descobri algo que eu nunca tinha parado para pensar: sazonalidade dos alimentos.

Sim, elas existem e devem ser respeitadas. Sei que estamos acostumados em nossos 365 dias no ano a ter acesso a todo o tipo de hortifrutis já que no supermercado encontramos uma variedade infinita deles. Mas você já parou para pensar que assim como as estações (inverno, verão, primavera e outono) os alimentos também respeitam suas próprias sazonalidades e existe um motivo muito grande para isso? A natureza em si é perfeita e ela se adapta ás nossas estações nos proporcionando os alimentos que vão suprir as nossas necessidades em determinada época. Por exemplo: no inverno a natureza nos presenteia com alimentos ricos em vitamina c como, laranja, limão e a nossa querida bergamota. Já no verão, nós temos uma abundância de alimentos a base de água que nos mantem hidratados como: melancia, abacaxi, melão. Este é um dos motivos pelos quais você não vai encontrar uma melância orgânica no meio do inverno, ou uma bergamota no meio do verão pois estes alimentos não se adaptam a essas estações.

Veja o calendário de frutas e verduras.

Alguns de nossos clientes às vezes nos questionam em determinadas épocas a falta de alguns alimentos essenciais como por exemplo: a cebola. A cebola orgânica tem um hiato na produção de até 4 meses e você não consegue encontrá-la orgânica e se encontra o preço do kg é exorbitante. Por isso sempre indico à todas as pessoas que querem aderir a alimentos orgânicos, que procurem saber mais sobre as suas sazonalidades para poder se adaptar com a falta de alguns itens ao longo do ano e saber esperar o momento que estarão na safra 🙂

Um beijo!

#orgânicos #sazonalidade

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL