• Nutrinha

Oi, prazer, celulite!

Hoje vamos falar de um assunto que incomoda a maioria das mulheres , a Celulite.

A Celulite é mais frequente nas mulheres , iniciando principalmente no período da puberdade , quando ocorrem mudanças hormonais. É uma alteração causada nas células pelo acúmulo de gordura, água e toxinas , que deixam as células adiposas cheias e endurecidas .

Além do aspecto desagradável, ao ponto de vista estético , nas regiões afetadas pode ocorrer dor e diminuição funcional dos tecidos. Quando afetado pela celulite , o tecido fica mal oxigenado, subnutrido e sem elasticidade, resultando em um mau funcionamento do sistema circulatório e das consecutivas transformações do tecido conjuntivo.

Há vários fatores para o surgimento da celulite:

  1. Genético;

  2. Hormonal;

  3. Sedentarismo;

  4. Maus hábitos alimentares;

  5. Cigarro;

  6. Entre outros.

A celulite pode aparecer em vários estágios , e para cada estágio há um tratamento indicado.

Flácida – geralmente aparece em pessoas que perdem peso muito rápido. Neste caso, pode apresentar também uma flacidez muscular – por isso é comum em pessoas sedentárias.

Compacta – a celulite tem aspecto mais rígido, com mais fibras e neste caso, o contorno corporal e a anatomia estética estão mantidas.

Edematosa – é a mais feia de se ver, porque é a que mostra mais “furinhos” e depressões, com uma pele de aspecto estranho e geralmente a pessoa refere dor quando é palpada. Porém é a mais fácil de ser tratada, porque se trata de um tecido congestionado – com muita água.

Mista – A forma mista pode unir as características compacta e flácida com a edematosa, ou seja, pode ser uma flácida-edematosa ou compacta-edematosa.

Como você percebe, a celulite é uma alteração estética complicada de se entender.

A melhor maneira de prevenir o surgimento da celulite é começar ainda na infância a adquirir hábitos alimentares saudáveis ,beber muito liquido, ingerir pouco sal, tratar qualquer tipo de disfunção hormonal e praticar exercícios físicos regularmente.

Quando já existe a celulite é necessário procurar o tratamento adequado , quanto mais avançado o quadro , mais difícil será o tratamento.

No mundo estético existem milhares de tratamentos, com cosméticos, massagens , aparelhos, mas o mais importante é procurar um profissional da área habilitado para poder ajudar na escolha do melhor tratamento em cada um dos casos.

Contem sempre comigo, beijos!

1 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL