• Nutrinha

Movimente-se

Oi pessoal, queremos apresentar pra vocês a Lu Cabral, ela é personal trainer das boas e vai vir uma vez por mês aqui no blog, dividir dicas, histórias, exercícios com a gente.

A gente acredita que uma boa alimentação junto com exercício físico tem um resultado muito muito melhor na rotina da gente, afinal, se alimentar bem é ótimo mas o corpo precisa se mexer pra também estar saudável.

Bom, vamos ao primeiro texto da Lu! Se tiverem dicas, sugestões de pautas ou perguntas, façam aqui nos comentários, a gente sempre lê e adora!

Beijos, Equipe E agora, Nutrinha?

O esporte sempre teve espaço grande na minha vida. Sendo a única menina na minha família, troquei as brincadeiras de bonecas por lutinhas no tapete da sala com meus dois irmãos mais velhos. Troquei as pinturas por uma radical pista de bike que inventamos no terreno do lado de casa. Aula de dança, ballet, ginástica rítmica, tudo isso minha mãe me colocou para fazer, e eu amei!

No colégio eu me envolvia em tudo que tinha esporte. Time de futebol, handball, gincanas, olimpíadas… até que meu irmão mais velho entrou para a faculdade de educação física, e tendo ele como exemplo em tudo, tive certeza que eu queria fazer igual a ele. Dito e feito! Entrei para a faculdade de educação física, e no ano de 2010 me formei pela PUCRS. Durante todo meu processo na graduação eu tive certeza para que lado da Ed. Física eu seguiria: a academia, e desde lá é onde eu venho trabalhando e me apaixonando cada dia mais. Meu nome é Luiza Costenaro Cabral, e a partir de hoje vou dar meus “pitacos” aqui no blog, falando sobre temas relacionados a minha área e que tem tudo a ver com a nutrinha.

Quase 80% das pessoas que chegam até mim para treinar, tem como objetivo emagrecer. E a maioria fica meses apenas fazendo exercícios aeróbios. E entre um papo e outro a gente escuta sempre a mesma frase: “eu faço só esteira porque eu quero emagrecer primeiro!” Grande erro. Bom, vamos por partes então. Eu sempre fui muito prática, e se alguém me pergunta qual a melhor atividade física para emagrecer, eu sempre vou responder, qualquer uma. Qualquer atividade que tenha continuidade. Simplesmente comece, saia da zona de conforto. Mas, não é bem isso que as pessoas querem ouvir. Pessoas querem receitas mágicas, querem ouvir algo inovador, mas não tem. A melhor atividade vai ser sempre a musculação combinado com o exercício aeróbio.

Hoje em dia existem muitas modalidades dentro das academias que prometem perder xxxx calorias. Aulas Express para quem tem pouco tempo, aula disso e aula daquilo. Todas são válidas e se bem montadas e bem ministradas dão o resultado que prometem (falaremos mais sobre isso outro dia). Mas a musculação é básico, é para todo tipo de pessoa e indispensável, inclusive para quem quer emagrecer. A musculação muda a composição corporal e não simplesmente diminui seu peso na balança.

Dentro da musculação podemos trabalhar de várias formas para favorecer a queima de gordura. Como por exemplo, o treino intervalado, que consiste em fazer exercícios de força alternando com exercício aeróbio. Pode ser feito aeróbio antes e depois a musculação, musculação e depois aeróbio, treino em circuito, musculação alternando com exercícios metabólicos funcional. Mas observe que a musculação está sempre presente, isso porque ela associada a atividade aeróbia promove um grande gasto calórico, não somente durante o processo, mas também durante a recuperação muscular que vai precisar de bastante energia para se recompor. Viu que maravilha?!

Para finalizar a nossa primeira conversa, o conselho que eu dou para vocês é: COMECE! Movimente-se, nosso corpo não foi feito para ficar parado. As dicas que acabei de dar, são para acabar com o mito da musculação, ela é importante e é forte aliada para quem quer emagrecer, dê chance a ela, mude seu corpo. Não espere um milagre, uma aula milagrosa, uma dieta inovadora, porque enquanto você não mudar, tudo vai ser sacrifício. Procure um profissional da área, cada caso é um caso, e ele vai saber lidar com a especificidade de cada um.

Beijos, Luiza Cabral!

Quer achar a Lu Cabral nas redes?

Instagram: @personal.luizacabral

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL