• Nutrinha

Mil e uma utilidades para o grão de bico

Naturalmente sem glúten, rico em proteínas de origem vegetal e de sabor suave, o grão de bico pode se super versátil na hora de introduzir no seu cardápio. Pertence ao mesmo grupo do feijão e da lentilha, é originário do Mediterrâneo e está presente na culinária de diversos povos. Aqui no Brasil a participação dele não é tão forte na culinária mas se tornou queridinho de quem segue dieta vegetariana e vegana. Em 100g de grão de bico encontramos 9g d proteína e 8g de fibras. Além de ser rico em ácido fólico, vitamina C, vitamina E, vitamina K, cálcio e fósforo. E não é só cozido que ele pode ser consumido, dá pra fazer muita coisa gostosa com ele. Vamos conferir?

#01 FARINHA Sim, o grão de bico pode virar farinha e ser utilizado em crepes, panquecas, bolos, massa de empada, quiche, pães e muitas vezes ela dispensa o uso de ovos e leite. É feita com os grãos já hidratados, tostados e moídos no processador. Também é possível encontrar pronta em casas de produtos naturais. Quem diria, né?

#02 SNACKS Você pode utilizar a farinha de grão de bico para fazer snacks como palitinhos e biscoitos mas existe um jeito ainda mais prático de utilizar o grão de bico como lanchinho, sabia? Basta pegar os grãos já cozidos, secar bem e levar ao forno para torrar com um pouco de azeite ou óleo de sua preferência. O tempo varia, tem que ser o suficiente para dourar mas não deixar os grãos muito secos. Após torrar, tempere à gosto com sal, pimenta, páprica e etc. Crocante e delicioso!

#03 HAMBÚRGUER Hmmmmmm hambúrguer sem carne? YES! Com o grão de bico isso é possível. Substituindo a carne, ele fica saboroso e oferece proteínas à seu sanduíche. Também é feito com o grão de bico já cozido e processado. Pode ser utilizada a farinha de grão de bico para dar liga. Quer uma receita mara de hambúrguer de grão de bico? Confere aqui o post que eu fiz dando o passo-a-passo da receita!

#04 SALADAS Agora no inverno é uma boa opção consumir saladas quentes. O grão de bico é super utilizado com vinagrete mas ele pode estar inserido em outras formas de salada. Você pode fazer uma salada com grãos, caprichar no molho (mostarda e mel é uma ótima pedida) e servir quentinho mesmo. Se você é daqueles que gosta de salada gelada mesmo no inverno: toca ficha! Fica uma delícia e garante uma refeição ainda mais nutritiva!

#05 SOPAS Falando em inverno: que tal inserir o grão de bico na sopa? Pode ser uma deliciosa sopa de tomate, um creme ralo de moranga com pimentão assado, ou até uma sopa de cogumelos com leite de coco! Não falei que era versátil? A textura fica ótima em sopas, além de deixar tudo ainda mais nutritivo!

#06 HUMMUS O grão de bico é super utilizado na culinária árabe e certamente você já ouviu falar do Hummus. É uma pastinha feita com o grão de bico cozido e tahine, uma pasta de gergilim. Existem ainda variáveis do hummus, podendo acrescentar outros vegetais como cenoura e beterraba. Você pode utilizar para rechear sanduíches, como topping da sua torradinha, em bruscheta e onde mais a sua imaginação te levar.

#07 FALAFEL Salgadinho originário do Oriente médio que é basicamente bolinhos fritos de grão-de-bico. Normalmente são misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho. É claro que se você quiser uma versão mais saudável, você pode optar por fazer seus bolinhos assados. Fica crocante por fora e macio por dentro!

Esses foram só alguns exemplos de como você pode utilizar o grão de bico na sua dieta alimentar. Lembre-se que sua criatividade está aí, basta usá-la na hora de variar seu cardápio da semana. Me conta como você gosta de usar o grão de bico!

Nos vemos na semana que vem. Um beijo!

#grãodebico #receita #receitasaudável

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL