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Leites vegetais é uma boa opção?

Os leites vegetais roubaram a cena nos últimos tempos e têm sido estrela em muitas receitinhas saudáveis que encontramos por aí. Esses “leites “vegetais”, na verdade, são bebidas produzidas através de um processo onde o líquido é retirado a partir do processo de hidratar e triturar com água alguns tipos de sementes, grãos e frutos. Como não são produzidos pelas mamas de nenhum animal, o termo correto seria bebidas vegetais mas pela sua semelhança com o leite de vaca acaba sendo chamado de leite também. Diferente do leite de vaca, as bebidas de origem vegetal não possuem lactose na sua composição, o que acaba sendo uma ótima opção para alérgicos, intolerantes e adeptos da dieta vegana. Entretanto, pra quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada também pode ser uma ótima opção para incluir no dia-a-dia. Porque, Nutrinha? A gordura proveniente dos vegetais são gorduras diferentes da gordura animal. Nos vegetais encontramos gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a diminuir a concentração de colesterol LDL e possuem efeito anti-inflamatório, ajudando a manter estável o nível de açúcar no sangue e ativando o metabolismo. Já as suas vitaminas e minerais vão variar dependendo da base que for utilizada para fazer a bebida vegetal, certo?!

A bebida vegetal feita com amêndoas é rica em cálcio, vitamina E, potássio, magnésio, zinco, cobre, fósforo, fibras e vitaminas do complexo B. Já a bebida vegetal de aveia é rico em beta-glucanas, uma fibra super amiga da dieta e do emagrecimento. O leite de coco é riquíssimo em ácido láurico e monolauril, duas gorduras termogênicas de rápida digestão, que promovem a queima de calorias e a perda de peso. Cada bebida vegetal terá suas particularidades assim como seu sabor que pode agradar – ou não – o seu paladar. O segredo é experimentar e descobrir qual faz mais a sua cara 🙂

E como utilizar? Quase todos os leites vegetais podem substituir o leite em preparações e receitas como bolos, vitaminas, mingaus, panquecas, moquecas e assim por diante. MAS NUTRINHA E O CÁLCIO? Calminha, é possível obter cálcio sem o leite de vaca sim! O gergelim, por exemplo, possui 9 vezes mais cálcio que o leite. Ingerindo brócolis no almoço também é possível obter quantidades suficientes de cálcio para ter ossos saudáveis. Mas cuidado! O leite vegetal não possui a mesma quantidade de proteínas que o leite de vaca, o melhor a fazer na hora de substituir os leites é contar com um profissional capaz de manter a sua alimentação equilibrada em macro e micronutrientes. Além disso, é importante frisar que apesar de nutritivos, as bebidas de origem vegetal não devem substituir o aleitamento materno. Qualquer substituição para o leite materno deve ser acompanhada de um pediatra ou nutricionista.

Curte as bebidas vegetais? Qual a tua preferida?

Nos vemos na próxima,

Super beijo da nutri, Paula Mar Pinto

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