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Gorduras parte I: pra que serve?

Você já deve ter escutado por aí que existem gorduras boas para o nosso organismo, certo? Azeite de oliva e a gordura presente no abacate são clássicos quando o assunto é esse. Mas hoje eu quero te explicar o porquê. Todos os alimentos são importantes para o funcionamento do nosso organismo. Nossa alimentação deve ter carboidratos, proteínas, vitaminas, minerais e gorduras. Sim, as gorduras são importantes para o nosso corpo, pois são precursoras de hormônios, fazem parte da constituição de membranas celulares, fazem a transmissão de impulsos nervosos, exercem papel fundamental no sistema imunológico e na preservação do calor corpóreo através da camada subcutânea de gordura (agem como isolante térmico do corpo, protegendo os órgãos internos).

Além do mais, o corpo necessita de gorduras para que ele absorva as vitaminas A, D, E e K. Entretanto, é preciso conhecer os tipos de gorduras, quais podem nos trazer benefícios e quais devemos evitar. Algumas gorduras aumentam os níveis de HDL, enquanto outros aumentam o nível de LDL. O colesterol é uma membrana gordurosa encontrada em todas as nossas células. Como se trata de gordura, o colesterol não se dissolve no nosso sangue – assim como óleo não se dissolve em água – por isso necessita de lipoproteínas transportadoras: o HDL e o LDL.

Enquanto o LDL transporta colesterol para as células e facilitam a deposição de gordura nos vasos, o HDL faz o inverso, promove a retirada do excesso de colesterol, inclusive das placas arteriais. Por isso, denominamos o HDL como colesterol bom e o LDL como colesterol ruim. Além disso, precisamos estar atentos que mesmo com alguns benefícios, as gorduras são muito calóricas fazendo com que o consumo exagerado aumente a possibilidade de desenvolver um quadro de excesso de peso e obesidade.

De uma forma geral, a regra é simples: devemos reduzir as gorduras saturadas, uma vez que aumentam o colesterol sanguíneo e consumir mais gorduras polinsaturadas. Porém as coisas são um pouco mais complexas. É importante também estar atento a contribuição das gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, quais as fontes dessas gorduras e qual quantidade consumir.

O básico sobre as gorduras a gente sabe, agora precisamos saber como identificar, certo? É isso que eu vou te ensinar no post da semana que vem! Os tipos de gorduras e suas fontes, como aplicar na dieta, quais gorduras comer sem medo e assim por diante! Nos vemos na semana que vem!

Um super beijo,

Paula Pinto!

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