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Dieta da vez: entenda a dieta flexível

Passada a onda low carb, da dieta cetogênica, da dieta Dukan entre outras, chegou a vez da dieta flexível. Já ouviu falar dela por aí? Como a maioria das tendências do mundo saudável, da saúde e da beleza, a dieta flexível iniciou seu movimento nos Estados Unidos, onde também é conhecido por IIFYM: If It Fits Your Macros ( tecla SAP: Se Couber Nos Seus Macros).

Na busca por um padrão alimentar com mais ganhos e menos sacrifício, a dieta flexível propõe que você possa comer o que você quiser, desde que, ao final do dia, seus macronutrientes estejam dentro do permitido para o seu objetivo. Os primeiros que começaram a praticar a dieta foram alguns bodybuilders, que buscavam uma mudança nos alimentos considerados limpos e desejavam uma alimentação mais diversificada, podendo alcançar resultados comendo o que desejassem. Será que dá certo?

Primeiro, pra você que tá aí perdido e não sabe o que são macronutrientes – ou macros: termo utilizado para definir os 3 principais nutrientes responsáveis pelo aporte calórico de uma dieta.

São eles: carboidratos, proteínas e gorduras.

Você deve estar se perguntando: tá mas pra que contar calorias de 3 fontes diferentes? A resposta é que, enfatizando quantidades específicas de cada macronutriente (e escolhendo fontes de qualidade), você pode adaptá-lo melhor ao seu estilo de vida, gostos e objetivos. Além de é claro, cada macronutriente ter uma função diferente e importante no seu organismo, certo? Carboidratos são fonte de energia para nosso cérebro e músculos. As proteínas são importantes na recuperação e crescimento muscular, constituem o citoplasma, o núcleo e a membrana das células, ainda está presente nos tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos. E as gorduras são essenciais para sinalização e comunicação das células, para absorção de algumas vitaminas e ainda estão envolvidas em algumas funções hormonais.

Entendeu sobre quem são seus macros? Voltamos à dieta flexível: vamos supôr que você precise de 2000kcal por dia. Você tem inúmeras maneiras de atingir essas 2000kcal, certo? Pode ser com 5 refeições saudáveis ao dia ou queimar todas em 2 hambúrgueres com batata frita, molho de queijo, bacon e refrigerante. Isso é o que divide sua dieta em saudável ou insalubre. Deixando os exageros de lado, a dieta flexível propõe que você faça boas escolhas mas também posso inserir um pedaço de chocolate todos os dias, desde que você tenha o cálculo da sua ingestão de macro sob controle. Se você quer gastar seus carboidratos em um super café da manhã com panquecas e pães você pode mas você vai precisar atingir seus totais de proteína e gordura até o final do dia. E como fazer esse controle? Através de aplicativos que calculam quanto de cada macronutriente têm em absolutamente tudo que você come.

Mas calma lá! Apesar da sua flexibilidade, os praticantes da dieta não possuem a intenção de consumir 100% das suas calorias diárias só em fast food. Em geral, se utiliza 80% dos macros em alimentos saudáveis e 20% para gastar com o que quiser. Quais os pontos negativos? Bom, primeiro que você vai precisar pesar ou porcionar tudo aquilo que consume durante o dia e colocar em algum aplicativo. Além de poder se tornar chato e inviável, é preciso muito cuidado. Esse método pode ser um super gatilho para transtornos alimentares! Sem falar que a qualidade nutricional do seu plano alimentar está diretamente relacionado com a sua saúde. Então, o mais recomendável continua sendo procurar um nutricionista. Só ele é capacitado para estipular as quantidades geral de kcal diária e então estipular as quantidades de cada macronutriente de acordo com a sua composição corporal, suas atividades diárias e sua rotina.

O E agora Nutrinha? acredita que toda dieta pode ser flexível. Se você não é atleta de competição, provavelmente você não precisa se prender à um aplicativo com controle rígido de tudo que come para obter resultados. Isso pode tirar a leveza de uma vida saudável e divertida. Coma com consciência, procure ajuda de um nutri que te entenda e entenda que estilo de vida você quer levar.

Um beijo,

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