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#DiaMundialDaSaúde

Muitos não sabem mas todo dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial Da Saúde. Esse dia foi criado no ano de 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os problemas de saúde pública, das responsabilidades dos governantes em manter políticas que promovam a saúde, além de reforçar que é um direito de todos.

Ter saúde não é somente não ficar doente, mas segundo a OMS é também manter um estado de bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa. Todo ano é escolhido um tema importante de saúde pra que seja cenário de debates, buscando promover a sensibilização entre os seus Estados-Membros e conscientização da população.

Em 2016, o tema abordado será o Diabetes. Em 2008, a estimativa era de que 347 milhões de pessoas no mundo tinham diabetes e a prevalência está crescendo a cada ano. Em 2012, estimou-se que 1,5 milhoões de mortes teve a diabetes como causa direta. A diabetes é uma doença crônica não transmissível que ocorre tanto quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não pode usar de forma eficaz a insulina que produz. A insulina é um hormônio que regula o açúcar no sangue, ou seja, nos dá energia que precisamos para viver. Se ele não pode entrar nas células e transformar em energia, o açúcar se acumula a níveis prejudiciais no sangue.

Existem 2 tipos de Diabetes: tipo 1, que é quando a pessoa nasce com a produção de insulina muito baixa ou inexistente; e tipo 2, que afeta o modo como o corpo processa o açúcar no sangue. A diabetes tipo 2 é a que está relacionada diretamente com o padrão alimentar e representa 90% dos diabéticos. Com o ganho de peso e de tecido adiposo exagerado, pode ocorrer a resistência a insulina. O estilo de vida desempenha um papel especial no aparecimento da doença, já que o aumento do sedentarismo e dos casos de obesidade visto nos últimos anos justifica o crescimento de novos casos da diabetes tipo 2, especialmente em indivíduos com sobrepeso e que não praticam exercícios físicos.

Para evitar? Crie hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, com substituição de alimentos que fornecem açúcar rapidamente para a corrente sanguínea – como os pães brancos, batatas e açúcar refinado – por comidas que a fornecem mais lentamente, como o pão integral, arroz integral, vegetais como brócolis e cenoura, entre outros. Além disso, a prática de exercícios também é fundamental, uma vez que as células musculares são grandes utilizadoras da glicose no sangue.

Pra celebrar esse dia de tamanha importância e te ajudar a valorizar ainda mais a sua saúde, preparamos uma surpresa super especial. Seja pra te incentivar a começar hábitos novos ou pra te dar uma mãozinha naquilo que você ainda não sabe. Queremos te ajudar a manter doenças como o diabetes bem longe!

Lembre-se que não existe amor próprio maior do que cuidar da sua saúde! AH, e pra quem ficou curioso, fica ligado no nosso Facebook que em breve sai a surpresa! Pra ficar ainda mais bonito esse dia, mostra pra tua família, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e alerta todo mundo sobre a importância de se manter saudável!

Ficou com dúvidas sobre o diabetes? Deixa aqui nos comentários que vou adorar te ajudar!

Um beijo!

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