• Nutrinha

Crossfit: saiba pq o esporte que mais ganha adeptos pelo mundo não é apenas uma moda

Sou praticante de crossfit há uns 2 anos e meio, e eu como fã de carteirinha deste esporte vim falar um pouco mais a respeito com vocês.

Vou falar brevemente sobre a origem do Crossfit até para vocês entenderem porque a metodologia de treinamento se diferencia dos demais esportes.

O Crossfit teve sua origem em meados da década de 90, na California, quando um ex-ginasta chamado Greg Glassman começou a desenvolver um novo método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade e com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral, sem focar apenas na especialização de uma determinada habilidade, como acontece nos treinos tradicionais. Após sofrer paralisia infantil (pólio), Greg se tornou um dedicado competidor de ginástica artística na juventude. Ainda que tenha contraído o vírus da poliomielite aos 10 meses de idade, a condição só veio à tona após um ano. Interessado por atividades físicas alguns anos depois, e sem chance de competir em alto nível em modalidades que o atraíam, como corrida e natação, ele enxergou na ginástica, especialmente no aparelho das argolas, um novo horizonte para desenvolver suas aptidões físicas.

O Crossfit é uma marca registrada e para uma box (espaço onde é praticado o esporte) usar este nome precisa pagar anualmente uma taxa de licenciamento e os coachs (professores) precisam também fazer a certificação de treinamento da Crossfit e somente com isso podem dar aula. O Brasil é o  segundo colocado no número total de locais oficiais de treino, atrás apenas dos Estados Unidos, país onde o método surgiu.

FALANDO SOBRE OS TREINOS

Os treinos em uma box de CrossFit são realizados em grupo. Isso força as pessoas a trabalharem em equipe e então cria-se uma comunidade, onde as pessoas ”sofrem” juntas durante os treinos, mas também podem compartilhar suas conquistas com todos os outros colegas de treino. E essa é a parte mais legal do esporte tu te motiva a ser cada vez melhor e a treinar com uma evolução constante.

Muitas pessoas ainda tem medo de marcar uma aula experimental por pensar que quando chegar em uma box de crossfit só vai encontrar homens e mulheres extremamente fortes realizando diversos exercícios complexos e com cargas altíssimas. E posso dizer que isso é puro mito! CROSSFIT É PARA TODOS!

Tem muitos atletas que são paraplégicos, que não possuem algum membro do corpo que praticam Crossfit e é algo muito lindo de ver porque por mais que não pareça o Crossfit é sim um esporte inclusivo.

Por isso eu recomendo este esporte com todas as forças, se você tem vontade de conhecer procure uma box CERTIFICADA e marque a sua aula experimental. Realmente os exercícios são muito intensos e no começo você pode até ter uma dificuldade para se adaptar mas posso te garantir que depois que você pegar o jeito você vai se apaixonar pelo Crossfit.

Ah, e não posso deixar de fazer este comentário aqui: para todos que dizem que crossfit machuca isso é mito. O que machuca é o ego e a falta de respeito com os limites do seu corpo. O crossfit é um processo de evolução de movimentos e cargas e isso leva TEMPO e é preciso ter consciência e paciência ok?

Eu treino desde o início na Crossfit Taura e é a melhor box de Crossfit que já treinei, então se você é de Porto Alegre marca a sua aula experimental porque você vai amar!

Também se quiser saber mais sobre o esporte, tem diversos documentários no Netflix pra você conhecer.

Encerro meu texto do mês com essa frase icônica do Greg Glassman:

“ Não é sobre enviar atletas para as competições, e sim sobre salvar vidas. Cada box de Crossfit existe como um barco salva vidas contra um tsunami de doenças crônicas que está vindo em nossa direção”

#crossfit #exercicios #treino

5 visualizações

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL