• Nutrinha

Como recomeçar o exercício físico?

Eu acredito que, toda hora, todo dia, é um bom dia para começar ou recomeçar qualquer coisa. Mas, vamos partir do principio, que, o ano realmente começou, e você, inteligente que é, quer voltar a fazer exercício. Acho ótimo, acho uma vitória para mim, educadora física, que tenho como objetivo maior transformar a vida das pessoas, espalhar saúde e cada vez mais conscientizar da importância da atividade física.

A primeira coisa você já fez, que é colocar na cabeça que tem que recomeçar. O segundo passo é: descobrir qual é a melhor atividade para você e que funcionaria para o seu objetivo. Vá atrás de um profissional da educação física, nós somos, em geral, pessoas de conversa fácil, bons ouvintes e lidamos diariamente com as dúvidas dos alunos e suas expectativas.

Existem alguns estudos que dizem que uma nova rotina demora em torno de 3 meses para se tornar um hábito.

Por isso, dica importante: NÃO DESISTA (vale a pena). Eu poderia dizer: comece devagar. Mas, eu jamais vou limitar a vontade de alguém de fazer alguma coisa. Se você tá cheio de gana para começar e colocou na cabeça que quer fazer cinco vezes na semana, ótimo! Faça! Apenas, tenha cautela, embora eu acredite que nessa etapa, já tenha do seu lado algum profissional para te orientar nisso.

Se você quer começar aos poucos, uma ou duas vezes na semana, tá perfeito também, desde que essa vontade se permaneça para sempre, e se tudo der certo, ela aumente cada vez mais. Não tente iniciar uma atividade apenas por parecer que ela acelera o processo (seu objetivo). Talvez você não esteja preparado fisicamente para uma atividade assim. Vá por partes, e independente se a sua escolha é um esporte (futebol, corrida, natação, vôlei…), insira o treino de força, com pesos, mobilidade articular e reforço muscular. Muita gente não gosta, não tem paciência e por isso, não faz. Mas, a gente não quer começar, e logo em seguida se machucar por não estar preparado para tal atividade.

O treino de musculação te dá consciência corporal, te deixa com as articulações preparadas, te da mobilidade e força. Essa pode ser a melhor dica que eu posso dar a vocês. Aproveite que você ta super animado para começar (uhuuul!!!!!), e faça logo tudo certinho. Procure um profissional da educação física, e um nutricionista. Isso motiva, te da objetivos e metas. Falando em metas, não estabeleça metas de curto prazo, porque infelizmente ‘a coisa’ não funciona assim, e a gente acaba se frustrando.

Agora, em abril, você pode estabelecer a meta universal de estar bem para o verão. <o/

Mas a maior sacada de todas, é nunca esquecer que pro resto da vida, TEM verão!!!!!! Eu fico muito feliz de falar sobre isso, de poder incentivar cada vez mais pessoas a mudarem suas vidas. Praticar exercício físico com regularidade só traz benefícios pra saúde, pra mente e pro corpo. Leve a sério esse momento, e tudo bem se daqui um tempo você encher o saco e quiser diminuir a freqüência, ou mudar por um tempo a atividade. O importante é nunca parar, nunca perder esse hábito, se manter ativo sempre, para que nunca mais você precise passar por todo o recomeço. Desejo que todo mundo se encontre na atividade que mais se identifica e que isso faça com que você durma feliz só esperando aquele momento, o seu momento. Não espere aquela sua amiga se decidir, nem virar o mês, nem a segunda feira.

Um beijo, bom recomeço a todos!

Prof Luiza Cabral

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL