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Como o poder do hábito pode ser seu aliado

Nosso cérebro é uma máquina poderosa. Ele está constantemente encontrando maneiras para se esforçar menos e automatizar rotinas, apenas para economizar energia. Um hábito funciona em um fluxo de 3 etapas.

1 – Gatilho: alguma coisa acontece e seu cérebro entende este gatilho como um chamado para entrar no modo automático e escolher qual rotina usar.

2 – Rotina: É uma ação física, emocional ou mental que é automaticamente acionada pelo gatilho.

3 – Recompensa: Um estímulo positivo ocorre e diz ao seu cérebro que aquela rotina funciona e por isso deve ser armazenada. Entender como os hábitos são acionados é importante, pois nos dá controle sobre nós mesmos. Ao entender os gatilhos e as recompensas, somos capazes de alterar, adaptar e criar novas rotinas.

Mas como podemos criar novos hábitos principalmente quando iniciamos uma dieta?

O principal motivo pelo qual as pessoas estudam este tema é aprender a criar novos hábitos e reforçar hábitos positivos. Um hábito positivo leva ao outro e isso cria uma cadeia de hábitos positivos que funcionam bem em conjunto.

Por exemplo: pessoas que começam a se exercitar naturalmente começam a se alimentar melhor, tornando-se mais produtivas no trabalho e consequentemente o estresse é reduzido.

Um ótimo exemplo é Fê no #projetofefesarada, a Fê teve 60 dias para seguir uma dieta focada em uma grande reeducação alimentar casada com uma rotina frequente de exercícios. Mesmo após ter terminado o projeto e a Fê ter atingido os seus objetivos, o hábito criado por ela ficou e com isso ela criou um novo estilo de vida totalmente benéfico para ela.

Hábitos ditam muito das suas atividades e dizem muito sobre quem você é. Entendê-los é o primeiro passo para ser capaz de transformar a sua vida, sua produtividade e seus resultados tanto no trabalho quanto nas suas metas pessoais. Você se torna melhor naquilo que você repete constantemente e isso são os seus hábitos.

Por isso, esta é a minha dica para quem está começando uma dieta, fazendo uma reeducação alimentar e iniciando uma rotina de exercícios: trabalhe para conhecer a si mesmo, transforme-se e exercite a sua força de vontade para se tornar uma pessoa com um grande autocontrole e obter sucesso nas suas metas 😊

Beijos e até a próxima,

Fonte: O Poder do Hábito, Charles Duhhigg

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