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Como escolher o chocolate mais saudável para o domingo de Páscoa

O domingo de Páscoa tá chegando e com ele vem aquela vontade de se jogar no docinho. Yummy! É importante que esses momentos sejam vividos, afinal Páscoa é uma vez por ano e não vai ser ela que vai prejudicar sua saúde ou seus resultados. O que importa é o que você segue como padrão e não à excessão, certo?! A dica é aproveitar o momento e consumir o chocolate que você preferir com moderação mas caso você não faça questão do chocolate tradicional e esteja buscando uma opção mais saudável, esse post é pra você! <3

É SÓ O CACAU QUE IMPORTA?

Se você é mais ligado no assunto já deve ter escutado que o chocolate mais saudável é aquele que possui maior quantidade da cacau. E é verdade e isso se dá principalmente pela lógica de que quanto maior a quantidade de cacau, menor a quantidade de açúcar. Mas não é só isso. Dois chocolates com 70% de cacau, por exemplo, podem ter nutrientes diferentes. Isso porque além do cacau, existem outros ingredientes que podem – ou não – estar presentes no chocolate, e isso também influência na qualidade nutricional.

FIQUE DE OLHO NOS OUTROS INGREDIENTES

Além do cacau, os chocolates podem conter diversos ingredientes. A regra é a mesma para qualquer alimento industrializado: quanto menor a lista de ingredientes, melhor! Chocolates com apenas 2 ingredientes (massa de cacau e açúcar) ainda são raros no mercado e é importante lembrar que boa parte do fruto cacau é composto por gordura (manteiga de cacau). Ou seja mesmo um chocolate com alto teor de cacau pode ser um chocolate com alta quantidade de gordura. O ideal é que na lista de ingredientes tenha apenas: massa de cacau (cacau + manteiga de cacau), açúcar e manteiga de cacau.

CUIDADO COM VERSÕES SEM AÇÚCAR

Outro ponto importante é ter claro que mesmo a versão DIET (sem açúcar) não significa que ele é mais saudável. A versão diet não costuma ter menos calorias também, como muitos acreditam. Normalmente é acrescentada muita gordura à sua composição para que o chocolate tenha as mesmas características de sabor e textura quando retirado o açúcar. Um chocolate sem açúcar pode ter pouca característica nutricional se ele tiver baixa quantidade de cacau, for rico em gorduras hidrogenadas e cheio de aditivos químicos. Consumir açúcar uma vez no ano, com moderação, não vai causar grande impacto na sua saúde.

Coma com moderação e compartilhe momentos e memórias com quem você ama! Uma Feliz Páscoa e até a próxima!

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