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Como escolher barrinha de cereal?

A barrinha de cereal é um dos lanchinhos preferidos de quem trabalha na rua: prática, precinho justo e cabe em qualquer bolso ou gaveta. Ainda é a opção número de quem busca emagrecer mas a verdade é que precisa de muito cuidado na hora de escolher. Muitas delas contêm ingredientes prejudiciais à saúde e podem ser exatamente o oposto do que você procura. Não gosto de demonizar os industrializados porque, convenhamos, às vezes eles são uma mão na roda. O que acontece é que com a praticidade dos alimentos industrializados esse “às vezes” se tornou rotina na alimentação da população, e é aí que mora o problema. Os industrializados são cheios de açúcares, gorduras hidrogenadas e aditivos químicos. Não consuma todo dia, evite sempre que puder mas se em momentos esporádicos ela puder te ajudar: sem problemas!

Apesar das barrinhas de cereais serem vistas por muita gente como um alimento saudável, na prática não é bem assim. A indústria tem melhorada mas ainda encontramos muita barrinha no mercado pobre em – que ironia – CEREAIS! É um combo de gordura trans, xaropes e conservantes, já nutrientes que é bom, nada. Mas vamos lá, nem tudo está perdido e aqui vai um passo-a-passo de como escolher uma barrinha mais saudável:

#01 Lista de ingredientes:

Primeiríssima coisa que você deve olhar na hora da compra. Lembra que os ingredientes estão em ordem decrescente: o primeiro da lista é o que mais contém no produto. Evite barrinhas que tenham muitos ingredientes e de preferência, fuja das que mostram açúcar e xarope de glicose. Ah, e lembra que é uma barrinha de cereal? Então precisa ter cereais na lista! Escolha a que tiver sementes, nuts e for adoçada com mel ou melado.

#02 Diet x light

Essa é uma boa pegadinha. Uma alimento light deve ter o valor reduzido em 25% de qualquer nutriente. A barrinha pode ser light e ainda assim ser rica em gorduras, aditivos químicos e pobre em nutrientes. A versão diet só nos diz que ele não contém açúcar, mas e o resto? Não se deixe enganar por propaganda enganosa.

#03 Quantidade de fibras:

Um outro lembrete importante é desapegar da quantidade de calorias. Uma barrinha de 90kcal pode ser menos nutritiva que uma barrinha de 150kcal.Dê uma olhada na tabela de informações nutricionais, ela vai te dizer mais sobre a barrinha. Cereais são fonte de fibras então uma boa barrinha deve ter no mínimo 2,5g de fibras por porção!

Com essas 3 dicas já dá pra escolher uma barrinha mais saudável mas lembre também de que o horário e a quantidade a ser consumida podem influenciar também. Outra dica bacana é fazer a sua própria barrinha em casa, assim você tem a garantia de bons ingredientes e zero conservantes artificiais!

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