• Nutrinha

Cogumelos: um caso de amor!

Grandes aliados do nosso sistema imunológico e de quem tá buscando eliminar aqueles quilinhos a mais, os cogumelos ganham espaço na dieta e no cardápio. Previnem doenças cardiovasculares e ainda controlam o colesterol, têm 3 vezes mais ácido fólico que o brócolis e pouquíssima gordura. Tem um sabor exótico e combina bem com diversos pratos, além de ter poucas calorias e ser fonte de proteínas. Os cogumelos não são vegetais, verduras ou legumes, eles pertencem à família dos fungos e possuem mais de 4 mil espécies pelo mundo.

Ao ser notado que em países como a China e o Japão, a incidência de câncer era menor em relação aos outros países, cientistas foram pesquisar que fatores poderiam estar associados com esses dados. Foi então que descobriram que a China e o Japão também são grandes consumidores de cogumelos comestíveis. Foi constatado que os cogumelos tem efeito na prevenção, auxiliam no tratamento e também reduz os efeitos colaterais da quimioterapia. E tem mais, por ter boas doses de fibras, acabam sendo também aliados do bom funcionamento do intestino.

Independente do tipo, os cogumelos tem baixa caloria (em média 30kcal a cada 100g) e diferem nas quantidades de proteínas, gorduras e fibras. Os mais conhecidos aqui no Brasil são: cogumelo-de-paris, o shitake, o shimeji, o Portobello e o fughi secchi. Podem ser utilizados em refogados, como acompanhamento, recheio e até recheados.

Fizemos um quadro comparativo pra te ajudar a escolher, na hora de inserir ele na sua dieta!

Qualquer dúvida ou sugestão, chama a gente!

Beijos, Paula Pinto!

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL