• Nutrinha

A sua última refeição do dia pode te ajudar a dormir melhor!

Dificuldades para dormir ou ter uma boa noite de sono pode estar relacionado com o que você consome antes de dormir, sabia? Eu sempre falo por aqui mas vale lembrar: todos os alimentos que consumimos tem efeitos no nosso corpo. Temos total autonomia para escolher alimentos que podem nos ajudar assim como podemos evitar alimentar que podem nos prejudicar. O ato de comer é muito mais importante e complexo do que a gente imagina. Isso pode ser essencial para não ter noites agitadas, pesadelos ou até ficar se revirando durante horas na cama antes de pegar no sono. E dormir bem é essencial para sua saúde! Quem não ama a sensação de uma noite bem dormida?

Nutrinha, me ajuda! O que devo evitar na última refeição? Bom, o básico é o mais óbvio: bebidas e comidas ricas em cafeína. Não consumir esses alimentos depois das 18h já pode diminuir a sua dificuldade em pegar no sono. Aqui entra café, chimarrão, chá verde, chá branco, chá preto, refrigerantes de cola, chocolates e energéticos. Também é importante evitar os carboidratos refinados e açúcares em geral sozinhos, esses alimentos irão provocar um desequilíbrio na taxa de glicemia no sangue o que pode resultar em aumento de nervosismo e ansiedade. Condimentos e molhos gordurosos ou apimentados também devem ser evitados na hora do jantar. Esses alimentos podem causar indigestão e desconforto intestinal, e a combinação desses dois pode prejudicar seu sono. AH, é válido lembrar que somos serzinhos únicos hein?! É importante que você se conheça e identifique o que tem mais efeito no seu organismo!

Para auxiliar o soninho perfeito você deve apostar em alimentos ricos em triptofano e que estimulam a produção de melatonina – hormônio responsável por nos mostrar quando é hora de adormecer (já falamos sobre ele nesse podcast). E onde encontrar triptofano? Na banana, no abacaxi, na aveia, no leite e seus derivados, nas castanhas, nas amêndoas e no ovo. Para facilitar a entrada de triptofano no cérebro, é importante consumir uma pequena dose de algum carboidrato simples, como mel por exemplo. Aquela bananinha com aveia e mel é o combo perfeito! Mas também podemos estimular a melatonina com alimentos como salmão e atum, grão de bico, semente de abóbora e semente de gergelim. Ah, aquele chá de camomila pré sono também tá liberado!

Vale lembrar também que a melatonina sintética só pode ser prescrita por um médico, então para saber se esse é seu caso, consulta um! 🙂 Também não esqueça de ficar atento ao que funciona melhor pra você e ao seu sono. Você e seu metabolismo são únicos!

Espero ter ajudado, nos vemos na próxima! Um super beijo e bons sonhos,

Paula Mar Pinto

#dormir #janta #saudável #sono

2 visualizações

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL