• Nutrinha

4 mentiras que você conta pra você mesmo quando começa uma dieta

O processo de mudança é um processo desafiador e cansativo. Nossa mente está programada para ficar na zona de conforto e em frente aos momentos desconfortáveis, aqueles fora do seu padrão de comportamento, ela vai te sabotar. Por isso é importante estar sempre com plena consciência dos nosso comportamentos e ao invés de nos auto sabotarmos, enfrentar de frente os desconfortos de uma mudança. Nesse processo, principalmente associado ao emagrecimento, eu vejo muitas mentiras que – inconscientemente – as pessoas se contam. Será que tu te identifica com alguma delas?

“Meu metabolismo é lento

O metabolismo varia de pessoa pra pessoa, algumas possuem o metabolismo mais acelerado e outras nem tanto. Independentemente se o seu metabolismo é rápido ou lento, comer mais do que o gasto energético total diário é que vai causar ganho de peso. Assim como comer menos vai fazer você emagrecer. Muitas vezes o erro está na sua adesão à dieta e à atividade física, e não na velocidade do seu metabolismo.

“Com a minha idade é muito mais difícil”

É verdade que o metabolismo diminui após os 30 anos mas essa diminuição é de 1 a 2% ao ano. Se você é uma pessoa ativa, essa diferença não é significativa. Um plano alimentar bem calculado alinhado à prática de atividades físicas tira essa diminuição de letra! Difícil é aos 18, aos 20, aos 30, aos 40… não é fácil pra ninguém!

“Hoje eu malhei então eu posso!”

Se exercitar aumenta seu gasto calórico, é verdade, mas muito provavelmente a sua nutricionista já considerou esse gasto quando elaborou o seu plano alimentar. O que faria mais sentido seria: hoje eu não malhei então preciso me cuidar dobrado. Sem contar que nesses casos, você não come um pouquinho a mais: você extrapola. E extrapolar suas calorias diárias a gente sabe o que acontece, né?!

“Eu to fazendo tudo 100% certo”

Essa é minha preferida. Você jura que tá fazendo tudo certo mas esquece do churrasco do final de semana, da sobremesa naquele dia cansativo no trabalho, do happy hour da quinta-feira, dos dias que não foi treinar e por aí vai. Não que dar uma escapadinha da dieta vá atrapalhar totalmente seus resultados, mas você superestima os seus acertos e abafa os erros. A conta não fecha. Se você está fazendo tudo certo, o resultado virá. *(Exceto se você estiver com desequilibrio hormonal)

Vamos jogar limpo com a gente mesmo? Tudo bem ir aos pouquinhos, devagar, no seu próprio tempo. Quanto mais sincero você for com você mesmo, mais fácil será esse processo.

Um super beijo e até a próxima!

1 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL