• Nutrinha

03 tipos de massagem especiais pra quem pratica esportes

A procura por hábitos saudáveis tem aumentado cada vez mais, tanto na alimentação como com o corpo. Muitas pessoas procuram por atividades físicas regulares , em academias ou até mesmo caminhadas ao ar livre. Mas é preciso conhecer os limites do seu corpo, não pegar muito pesado nos exercícios respeitando suas limitações e cuidando da sua musculatura para evitar lesões. Por isso, sempre faça seu treino e organize suas atividades, com um profissional especializado em educação física.

A massagem desportiva é um aliado neste processo de exercícios e é indicada para tratar vários tipos de patologias, como dores musculares, lesões , dores no nervo ciático, tendinite, entre outros. Há três tipos de massagem , dentro da terapêutica utilizadas em atletas , tanto profissionais como amadores. São elas:

MASSAGEM PARA TREINAMENTO: utilizada antes do período de treinamento, para preparar o organismo e deixar a musculatura mais saudável para os exercícios de condicionamento a serem realizados. Essa massagem pode ser feita uma vez por semana de forma continua. É uma massagem com bastante pressão.

MASSAGEM PREPARATÓRIA: Utilizada para antes de competições, é um pouco diferente da massagem terapêutica, é leve e não dolorosa, estimulante e é realizada com uma leve pressão.

MASSAGEM INTERMEDIÁRIA: realizada nos intervalos de jogos ou competições, principalmente de corridas, é uma massagem calmante e drenante. O intuito desse tipo de massagem é auxiliar o atleta a não sentir muita dor muscular após os exercícios. Muito utilizada em grupos de corridas em percursos longos onde há paradas de no mínimo 10 minutos, é uma massagem rápida e não tem o intuito de relaxar apenas manter a musculatura aquecida. Após o termino da competição é aplicada a massagem com mais demorada a fim de desmanchar contraturas e nódulos, com o intuito de deixar o atleta confortável.

Hoje em dia, há várias técnicas com aplicação de bandagens e fitas próprias para lesões e dores musculares em pessoas que tem um ritmo de treino frequente. Muitos grupos de corridas contratam massoterapeutas para atender os participantes no inicio e ao final das competições.

Lembrando que, mesmo realizando a massagem é necessário fazer o aquecimento adequado e o alongamento do inicio e no final dos exercícios , tudo para que a musculatura esteja sempre preparada e não sofra lesões durante e após atividades.

Se tiver qualquer dúvida sobre as massagens desportivas, me manda email, manda um alô lá nas redes sociais, que eu te ajudo a saber se é adequado pro teu caso!

Um beijo,

#atletas #esporte #exercicios #massagem

0 visualização

Siga

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

​© 2019 E AGORA, NUNTRINHA? - PORTO ALEGRE, RS l BRASIL